8 de novembro de 2012

Publicidade em Tablet - a receita do bolo


Há algum tempo, o tablet deixou de ser só um gadget para se incorporar ao cenário coletivo. Hoje, bastam uns 15 minutos parado em qualquer lugar para se deparar com alguém com um desses nas mãos. E se engana quem acha que estamos falando só da geração Y. Uma pesquisa realizada pela Ipsos Brasil, e divulgada pela Intel há cinco meses, com 2.500 pessoas das classes ABCD, com faixa etária entre 18 e 65 anos de 16 regiões do país, mostra que estes correspondem à 1/4, enquanto 20% tem entre 25 e 34 anos, 19% de 35 a 44 anos e 16% de 45 a 55 anos.
Durante o Social Media Week, evento que rolou em São Paulo, mês passado e que reuniu várias agências e interessados nas novas mídias, se percebia muito isso. Das 170 pessoas presentes a cada palestra que rolava no palco Think Tank Stage, no MIS/SP, pelo menos 150 não largavam seus tablets ou smartphones. Este sim é um público novo que se conecta à tudo ao mesmo tempo e em qualquer lugar porque não está preso à nenhum fio, a nenhum teclado, a nenhum mouse. Mas será que o mercado publicitário está preparado para lidar com essas mudanças?
Ninguém tem ainda a receita do bolo de como falar com estes consumidores. Estão todos no mesmo barco, errando e acertando juntos. Mas com uma certeza: a de que Milton Nascimento tinha razão ao dizer que “Todo artista deve ir onde o povo está”. Ou seja, todo o desenvolvimento de mídia agora deve acompanhar o consumidor e ir onde ele estiver. Sai na frente quem oferecer o melhor conteúdo.
“Para nós, as novas tecnologias estão migrando na direção da usabilidade. Agora, com simples gestos é possível controlar equipamentos, games e softwares sofisticadíssimos que antes precisavam de mouse, joystick e teclado. O potencial da plataforma está justamente na possibilidade de interagir de maneira orgânica com o virtual e o real. Pela primeira vez, a máquina aprendeu a nossa linguagem. E não o contrário”, acredita Luiz Evandro, Designer de Inovação e Diretor de Cena da Volcano Hotmind. Como peça da campanha do luxuoso empreendimento Terravista Golf Resort & Spa, a Volcano desenvolveu um aplicativo que transforma o Ipad numa “janela”.
O objetivo da experimentação é que o aparelho da Apple seja os “olhos” do potencial consumidor no condomínio, mesmo que este esteja a quilômetros de distância da Bahia, local do empreendimento. O aplicativo também permite que os usuários conheçam, buraco a buraco, o campo de golfe, as casas, os terrenos, o Club Med e o aeroporto utilizando uma nova tecnologia de imersão de imagens 360°.
"Escolhemos o uso dessa tecnologia para aproximar efetivamente um potencial comprador, que nunca esteve em Trancoso, do empreendimento. Acreditamos que a experiência de interagir dessa maneira com o espaço irá garantir ótimos resultados nas vendas”,  afirma Luiz Evandro. “Além disso, o Ipad é uma excelente ferramenta para o advertainment, pois possibilita criarmos experiências e funcionalidades que vão muito alem de fotos do local. Queremos oferecer ao consumidor muito mais que uma simples experiência de compra”, completa Giancarlo Barone, diretor e sócio da Volcano Hotmind.
Em meio a esse turbilhão de informações que nos chegam diariamente, é preciso disposição para aprender e mais ainda, para mudar. Que o diga o colírio Moura Brasil. É, o velho e bom Moura Brasil. Velho conhecido de todos nós, ele queria se aproximar do público jovem que o via como um respeitado senhor.
A Publicis Brasil criou um aplicativo de Iphone e Facebook para o Colírio Moura® Brasil que corrige os olhos vermelhos das fotos, normalmente provocados pelos flashes das câmeras. A correção acontece a partir da aplicação virtual do Colírio®Moura Brasil sobre os olhos vermelhos de cada fotografia. Basta abrir a foto, arrastar o frasco do colírio para o local a ser corrigido e dar dois toques no frasco, simulando a aplicação do produto, para os olhos ficarem claros novamente.
O aplicativo Colírio® Moura Brasil pode ser baixado na Apple Store, gratuitamente, e funciona em todas as versões do iPhone, iPod touch e iPad. O aplicativo também poderá ser usado no Facebook. “É útil, fácil de instalar e de usar. Tudo o que os consumidores querem hoje“, afirma o vice-presidente de criação da Publicis, Hugo Rodrigues.
Desenvolvido pela FRI.TO, o software identifica variações de cor e luminância na área apontada pelo usuário. O algoritmo que foi desenvolvido é o mesmo encontrado no Photoshop e nas câmeras fotográficas digitais mais modernas, funcionando de maneira semelhante. “Quando o resultado é próximo das nuances de vermelho possíveis de ser encontradas em uma pupila de verdade, são aplicados os filtros corretivos de cor, saturação e brilho”, explica o diretor de tecnologia da FRI.TO, Eduardo Taniguchi.
Se já é difícil entender e acompanhar toda essa transformação, imagine ser encontrado por milhares de pessoas no meio de um loja virtual entre mais de 100 mil aplicativos? É o que oferece a apps store do Ipad. Como é quase impossível ser achado nesse mar que cresce a cada dia, é fundamental o trabalho que as agências vem fazendo online e off line, principalmente nas mídias sociais. O pulo do gato das redes sociais é o share, o like, enfim, é ser indicado para os amigos numa rede de amigos praticamente sem fim e sem prazo de validade. Paralelamente, as agências fazem um trabalho off line em TV, revistas e jornais. Foi o caso do Dermacyd Teen Code, da agência Publicis Brasil.
A idéia foi criar um aplicativo em que as meninas pudessem falar entre si sem que os meninos interferissem. Mas como? Simples, codificando a mensagem. Mas quem garante que os meninos não descodificariam a mensagem? Cristiano Cera, Nelson Costa e Denis Kakazu, criadores da campanha, com direção de criação de Hugo Rodrigues, Denis Kakazu e Kevin Zung,
Para garantir que apenas meninas possam ter acesso a essa linguagem, é preciso responder questões de forma divertida sobre o universo das adolescentes que somente elas sabem responder. A Publicis também criou o vídeo tutorial que explica o passo a passo da utilização do Dermacyd Teen Code de forma jovem e divertida. O vídeo foi postado no Youtube, com produção e finalização da Mr Pixel e trilha da Jamute e locução da Áudio Contato. Para direcionar as adolescentes à plataforma do Dermacyd Teen Code, outras ações foram realizadas como anúncios, superbanners e uma cinta especial publicada na revista Capricho da Editora Abril, que é parceira no projeto. Lançado inicialmente apenas para o target da marca, já codificou cerca de 110 mil mensagens, sem contar as mais de 400 mil page views, além de um concurso na revista Capricho que premiou quatro leitoras.
“Anúncios para tablet são a tendência do mercado. Dá a possibilidade de aproximar a mensagem com o público; maior possibilidade de demonstração do produto, como por exemplo, uma foto de 360º, que nenhuma outra mídia permite, que no impresso você não tem; impacta muito mais a mensagem; tem que passar a interatividade, mas não esquecer a mensagem que você quer passar; coisas bacanas, peça divertida e interativa”, acredita Rodrigo Rodrigues, sócio e diretor da agência Kindle. Foi exatamente o que fez a Kindle em parceria com a DM9DDB para o Sundown Kids: Veiculou na edição da Veja no Ipad um anúncio em que, com um toque na tela, o usuário podia interferir colorindo com as cores que quisesse. O objetivo era aumentar a interação do consumidor com a marca e, ao mesmo tempo, proporcionar um momento de lazer com as crianças.
E o que a Artplan também se propõe a fazer ao criar suas campanhas. Dentre as principais criadas para tablet, ano passado, estão o lançamento do cartão de crédito Elo, a campanha de 1 ano do Canal Viva, Spoleto, campanha de 16 anos da Árvore de Natal da Lagoa do Bradesco e do Sedex.  “Como as peças veiculadas nas revistas digitais permitem algumas interações, todas as criações pra essa mídia são pensadas considerando suas possibilidades. Anúncios em iPads podem conter vídeos e animações a partir da interação do leitor. Quando criamos campanhas para iPads tentamos diferenciá-las das mídias impressas, explorando sempre que possível esses recursos, sem perder de vista o alinhamento da peça com o resto da campanha”, afirma Rodolfo Medina, presidente da Artplan.
Quando o target são as crianças, existem milhares de aplicativos. Visando os bebês, ou mais especificamente os pais à procura de uma ajuda na hora de colocar o neném para dormir, a Agência Casa criou para a Johnson´s & Johnson´s a ferramenta A Hora do Sono. Através de um mix de sons relaxantes, os pais tem a possibilidade de criar um som ambiente com as canções de ninar,além dos vídeos com dicas e cromoterapia.
Públicos e estratégias à parte, estamos às vésperas das Olimpíadas e da Copa do Mundo de Futebol e como não poderia deixar de ser, o mundo volta os olhos para nosso país mais do que nunca. Então, que tal dar uma forcinha para eles? Foi o que fez a Embratur ao disponibilizar uma versão específica da Revista Aquarela para tablet, com textos sobre os atrativos turísticos e dados essenciais para as pessoas que desejam viajar pelos destinos brasileiros. Além de ter acesso a curiosidades sobre os pontos turísticos do Brasil, os leitores poderão conhecer um pouco mais a tão famosa “cidade maravilhosa”, que será sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Entre as opções de sol e praia estão as cidades de Natal, Fortaleza, Jericoacoara e Pipa. O segmento de Ecoturismo está abordado na Revista, que mostrará ao leitor um passeio de barco pela Selva Amazônica, um pôr do sol no Pantanal e um mergulho em Fernando de Noronha.
Tudo bem, tudo ótimo, todos já entendemos que ninguém tem a fórmula do sucesso e que não adianta só mirar numa mídia. Mas será que os tablets vieram pra ficar? Sim, é o que mostram todas as pesquisas. As vendas de PCs ainda devem registrar crescimento de 14% neste ano, mas os netbooks serão os mais afetados pelos tablets. Estudo da Canalys (expert analysis for the high-tech industry) indica que para cada dez tablets comercializados neste ano, deixarão de ser vendidos cinco netbooks. Segundo a consultoria, as vendas de notebooks devem saltar 7,8% neste ano, para 210,2 milhões de unidades, ante 194,89 milhões em 2010. Já a comercialização de netbooks recuará 12,8%, na mesma base de comparação, de 39,38 milhões para 34,33 milhões.
Por outro lado, as vendas de tablet PCs crescerão de 16,88 milhões de aparelhos, no ano passado, para 51,78 milhões neste ano, o que representa uma expansão de mais de três vezes. Deste total, 1,12 milhão terão como destino o mercado corporativo, alta expressiva de 5.397% em relação ao ano passado. “O computador continua sendo a principal forma de acesso a Internet e ferramenta insubstituível no dia-a-dia das pessoas. Embora esperemos um enorme crescimento no número de dispositivos pessoais de acesso a Internet, o que percebemos é que estas tecnologias são complementares, e não substitutas do PC”, comentou Cássio Tietê, diretor de Marketing da Intel Brasil.
E o papel nessa história toda? Vai bem, obrigado!













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